Pequenos Embaixadores Parte 1
Sensibilizar os mais novos para a Cultura, História, Património, Marcas, Pessoas e muito mais, despertando os sentidos.
Mais uma vez, os mais novos sairam à rua com a 7Wings, para observar, escutar, inalar, degustar e tocar, quando era possível e permitido, preenchendo assim o primeiro dia de setembro de 2022.
Com os cordões atados e os laços bem apertados, lá fomos nós a pé por entre ruas e vielas desconhecidas, entramos em lugares mágicos escondidos e colocamos questões do arco da velha.
Não fossem eles investigadores sedentos de aventuras, mistérios e descobertas tão típico de idades entre os 6 e 9 anos.
A saída é da Escola Básica de S. Lázaro, rumo ao comercio tradicional para conhecer um dos Mercados mais antigo da Cidade, na lista das Lojas com História!
A Loja de venda de Bacalhau mais antiga de Braga desde 1894. O Sr. Manuel, super querido como sempre, ofereceu um miminho às crianças e sem cheiro a Bacalhau, não fosse este, o protagonista do Mercado São João, situado na rua com o mesmo nome, Rua de S. João 5.
Com passagem pelo Monumento dos Arcebispos, sobressaem em relevo batalhas, conquistas, monumentos e festividades . Mas afinal qual a diferença entre as imagens que figuram este discreto Monumento? (pergunta para 1 milhão!)
Tudo sobre o olhar atento da Imagem Alegórica de Braga, cuja figura rechonchuda foi inspirada numa elegante Deusa Romana ! Sabem qual é ? Estudassem !!!!!
Chamada a atenção para a pedra com dedicatória à Deusa Isis, na parede das traseiras da Sé Catedral, vamos nós em direção ao Bananeiro, d eparagem obrigatória. Não para beber porque não tenham idade, mas para conheverem o verdadeiro epicentro de tão volumosa tradição natalícia.
Continuando a experiência sensorial,
o nosso foco agora é a loja que ? Veste Pessoas!
Ah pois é, porque lojas há muitas assim como .... "Chapéus hà muitos seu..." desatento !
Nunca visto, 38 crianças entram na Officina 38, na Rua de Janes, para conhecer um dos mais importantes Alfaiates de Luxo Portugueses - Hugo Conceição.
Apanhado no meio das 38 crianças o Sr. Dionísio (cliente especial) lá conseguiu ter a atenção do Hugo, enquanto as t-shirts de jogadores famosos captavam a atenção dos miúdos.
Obrigada Paulo Correia, as crianças adoraram os rebuçados. Tanto é, que eu nem sequer sobrou um para mim !
Final de tarde em grande ou em "pregos", não que fossem para
os pendurar, porque se portam muito bem com a Tia Maria-João, mas para se
inspirarem na Arte de Bruno Loureiro.
Na Casa dos Coimbras sob a Curadoria do autor e pintor Santiago Belacqua, sobressai a ferro, fogo e pregos, surpreendente exposição. Claro está, que a vontade de tocar, era tão natural como a arte do Bruno Loureiro, e é como a sede, que neste caso, foi saciada pelo fresco sumo de laranja, refastelados no Jardim. Obrigada Cristina Silva, sempre atenta e super profissional !
Mamás e Papás, os vossos filhos já vos podem dar umas aulitas de história de Braga. E esta heim?
Amanhã à mais, voltamos para a Escola de coração preenchido !
Associação de Pais e E.E. da Escola e JI São Lázaro