Pequenos Embaixadores Parte 3

13-11-2022

Natal é em Braga e os mais pequenos, encontraram o Pai Natal a descansar, descobriram  o présepio mais pequeno da cidade, elaboraram um quadro com Santiago Belacqua, o conceituado Artista de Arte Sacra,  e muito mais. 

Nos últimos dias do ano de 2022, a 7wings proporcionou mais uma vez, experiências sensoriais aos alunos da APEEL- São Lázaro,Braga. 

A manhã do dia 23 foi deliciosa, rumo à Casa dos Coimbras a Ana Ferreira já nos esperava com bolachas de limão e gengibre em formatos tipicos da época natalícia, um misto de cores e apontamentos decorativos, resultaram numa explosão degustativa que enchia de alegria e satisfação os rostos e as barriguinhas dos mais novos. Também participaram os bonecos de gesso e grandes pinturas surgiram num emanharado de cores e acreditem que foi bem mais além do que era suposto, roupas, rostos e cabelos, também não ficaram indiferentes. Não se preocupem Mamãs, sai tudo com a lavagem ;-) Obrigada Ana, foi muito saboroso!

Um passarinho nos contou que o Pai Natal descansava tranquilamente, na que é provávelmente a montra de Natal mais bonita da cidade de Braga, como somos curiosos e curiosas, lá fomos nós em direção à loja de decoração Pé de Flor, na rua de Santa Margarida. Enquanto os Ursos decoravam a Árvore de Natal, os Lobos acenaram com os seus focinhos fofos e brancos num ambiente que nos leva a viajar sobre a neve luzidia. Assentamos os pés no chão e em bicos de pé, contiuamos até que.... Et voilá. Verdade, o Pai Natal estava refastelado numa poltrona magnífica, tranquilamente e feliz. Sem fazer barulho batemos em retirada com esperança de que execute o seu trabalho com eficácia e eficiência esperada. 

Na bela Igreja da Senhora-a-Branca, o Sr. Benjamin respondeu com calma e tranquilidade, a todas as questões, dúvidas e curiosodades dos mais pequenos e pequenas que surgiram durante a explicação e interpretação dos présépios permanentes. Muito esclarecedor, obrigada.  

E lá fomos nós, rumo a oeste! O destino é a Avenida Central, o objetivo é passear pelo centro da cidade no Comboinho, ver as montras enfeitadas e as pessoas com os seu sacos de compras, umas apressadas no seu dia a dia a e outras tranquilas enquando conversam sentadas nas esplanadas típicas ao sabor do café e o bolinho....  Obrigada Rui. 

Sabia que existe um presépio feito de cera, instalado num retábulo de uma igreja em Braga? Pois é ! Provávelmente é o mais pequeno presépio de Braga em exposição ao público. Pergunte ao seu fillhote o filhota :-)

No dia 28, fomos conhecer a exposição de presépios, no Museu Pio XII. Ente cores, materiais, feitios, tamananhos e personagens, uns mais reais que outros, cada um deu a sua opionião sobre o seu preferido. A escolha foi difícil, sabem porque? Também não vamos contar, tem que ir ao museu e ver com as vossas vistinhas. Sempre simpátia e atenta, obrigada Lisete. 

Fomos apanhados pela chuva torrencial, tivemos que mudar de planos. Prometemos voltar noutro dia, sem chuva. Braga, penico do céu no seu melhor !

Com fé e confiança, dia 30 conseguimos chegar à Casa dos Coimbras secos e entusiasmados para uma manhã colorida. Uma honra e privelégio termos o Artista de Arte Sacra mais premiado em Portugal - Santiago Belacqua, numa partilha de paixão e conhecimento. Em dois grupos, estiveram sempre muito atentos e interessados a escutar as explicações e orientações de Santiago Belacqua. Mãos à obra que temos trabalho pela frente. Entre pincéis, tintas, algum desentendimento entre as cores e temas, normal entre crianças, lá convergiram e aos poucos começou a surgir a naturalidade, paz e tranquilidade entre salpicos de cores em que ninguém escapou às pingas dos pinceis mais irrequietos. Gratificante ver as crianças felizes, concentradas e focadas, uns mais que outros obviamente, numa sinfonia de cores, fomas e proporões de imaginação e sonhos materializados nas telas. Grata pela atenção, disponibilidade, partilha e emoção, Santiago Belacqua. 

E agora outro momento muito esperado, obrigada Denise, o Chocolate Quente soube mesmo bem. Ficaram apenas alguns bigodes castanhos nos rostos satisfeitos. 

Maria João o que vamos fazer a seguir? Perguntaram eles e elas em saltitos à espera de mais, em energia inesgostável. Oh meus amores, este ano já não há mais. Prometo voltar com mais novidades em 2023. Entre beijos e abraços, despeço-me, snif snif....

Nota: A tela elaborada por um dos grupos está em exposição na Casa dos Coimbras integrada na exposição Coletiva da Curadoria de Santiago Belacqua. 

Sob a orientação: Maria-João Moreira, os nomes dos Artistas da Associação de Pais e E.E. da Escola e JI São Lázaro:

- Carlota Botica; Henrique Oliveira; Leonor Ribeiro; Luana Silva; Margarida Silva; Margarida Arantes; Maria Santiago; Maria Ester; Matilde Faria; Matias Frazão; Maurício Roriz; Mateus Oliveira; Simão Silva; Luana Silva. 

 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora